Em defesa da liberdade, em defesa da vida!
A comunidade escolar do CEAN aproveita-se hoje, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, para refletir sobre a educação na formação básica do homem, sujeito-cidadão ecológico numa perspectiva planetária.
O que a escola tem feito para contribuir nesse processo de mudança fundamental para a sustentabilidade ambiental?
Pensando na complexidade que o ecossistema urbano apresenta e nos diferentes problemas ambientais que provoca não podemos deixar de analisar a importância da educação básica na formação desse “novo” Ser.
Comparando as diferentes paisagens, os diferentes espaços, desse ecossistema urbano, construído, com a estrutura dos ecossistemas naturais, vemos a escola, e principalmente a Educação Básica como uma “área de nascentes”- área que deve ser preservada da ganância que orienta diferentes atividades humanas (a exemplo da economia e da política), sempre em busca do custo mínimo, do menor investimento social apesar dos custos naturais, sociais e humanos.
Preservar é deixar viver!
Deixar aflorar os valores e os desejos de um mundo melhor, incentivando as experiências positivas que surgem espontaneamente nas relações que essas comunidades de vida estabelecem.
Assim, cada etapa dessa educação básica cumpriria o seu papel e, na adolescência, esse sujeito se afirmaria no exercício de uma cidadania plena cumprindo afinal o papel que teoricamente todos proclamam.
Considerando a heterogeneidade da formação docente o CEAN, com seus projetos pedagógicos (Oceano Verde, Nascentes do DF, Laboratórios de Ciências da Natureza entre outros), incorpora diferentes correntes pedagógicas como dimensões metodológicas reunidas em um objetivo comum: contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, por meio da formação contínua do sujeito-cidadão-ecológico tanto no universo docente quanto no discente. Pretende-se assim, que a abordagem da questão ambiental integre essas diferentes dimensões e proporcione a continuidade da formação, docente e discente, para a conseqüente superação (transcendência) das ações pedagógicas que objetivam tão somente a mera transmissão de conhecimentos científicos e ecologicamente corretos, assim como as ações pontuais de sensibilização, envolvendo afetivamente os educandos com a causa ambiental.
Essa experiência, reconhecidamente de qualidade, encontra-se ameaçada e devastada por ações caluniosas plantadas na mídia com interesses escusos e impedida de defender-se nos mesmos espaços em que é atacada. É a nossa presença e a nossa participação livre na construção do espaço público desta cidade que incomoda.
Viva a vida!!!
CEAN - Centro de Ensino Médio Asa Norte / 2008 (sob intervenção do GDF)
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