A SEEDF tem se utilizado de grandes espaços de mídia para atacar algumas escolas do DF.
Peço um tempinho de atenção já que a internet tem sido o único espaço de mídia acessível e democrático (pena que ainda não atinge a todos)
Amigos e cidadãos,
Nossa força agora depende da nossa capacidade de mobilização e da divulgação de todos os desmandos do GDF quanto à Educação Pública do DF.
O CEAN está agora sob auditoria porque estão querendo encontrar qualquer "picuínha" administrativa para uma intervenção. O objetivo é desmontar o CEAN que a seu ver tem sido UM MAU EXEMPLO para outras escolas do DF, principalmente da sua Direção, referendada democraticamente pela comunidade escolar. Essa luta é política no sentido mais vil: repressão, autoritarismo, intervenção e eliminação.
O que está por trás dessas ações é o interesse de desmontar a escola pública em benefício das particulares e, principalmente, a exemplo do Sudoeste, a erradicação da escola pública no Plano Piloto.
Vejam quantas salas e escolas estão fechadas?
Por que não diminui o nº de alunos nas salas em vez de fechar?
Não defendemos baixos índices de rendimento, ao contrário, sempre buscamos apontar e, na medida do possível, realizar algo com vistas a solução do problema tentando vencer a cultura de reprovação que permeia o campo educacional.
Quando o GDF publica matéria trocando o termo "índices de rendimento" em ciências e Matemática por "repetência" fica claro o interesse de descredenciar o trabalho realizado na escola. Pode alguém falar em repetência com dados (irreais) do 1º Bimestre? Só alguém que não acredita na capacidade humana de ação sobre a realidade. Para nós esses índices são diagnósticos. Temos três bimestres pela frente. O que uma Secretaria de Educação comprometida deveria fazer era oferecer ajuda para esses professores.
Quem conhece uma escola sabe que alguns procedimentos e situações, como o baixo rendimento em ciências da natureza (FIS-QUI-BIO) e, principalmente, em Matemática é um problema mundial e principalmente, nacional. O GDF sabe disso porque não é problema novo, e o que tem feito para solucionar o problema? Será que tirando professores dessas disciplinas da escola resolve? E MATEMÁTICA? Nosso pior índice, que não tem laboratório e nem um outro professor para ajudar? (só temos um por turno com 30h/a - carga completa)
Nós estamos tentando: construíndo uma proposta pedagógica verdadeiramente participativa, desenvolvendo aulas de laboratórios (montados e mantidos pela comunidade), com auxílio dos alunos da UnB para a recuperação de Matemática (visto que os professores com 400 alunos e carga horária completa não conseguem promover um atendimento individualizado)...
Mas isso não é suficiente, precisamos promove outras experiências: laboratórios de matemática, professores menos sobrecarregados de aulas e alunos, formação continuada (ponto mais importante: formação específica e principalmente pedagógica).
No ano passado demos um passo atrás nessa conquista: o trabalho interdisciplinar que vinha sendo construído nas escolas, desde a aprovação dos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais - foi praticamente desmobilizado com a criação de uma nova disciplina no currículo do DF. Essa nova disciplina chama-se Projeto Interdisciplinar (disciplina porque tem uma NOTA separada que não é considerada pelas disciplinas tradicionais, mas que se o aluno tiver resultado negativo contribui para sua reprovação). Contrariando sua criação como promotora da interdisciplinaridade na escola.
Neste ano temos dois projetos implementados de forma autoritária nas escolas, sem qualquer discussão com a comunidade: escola integral, com bolsistas das Faculdades Particulares como monitores no turno contrário e projeto aceleração, com aulas pela TV (fruto de convênio milionário do GDF com a Fundação Roberto Marinho). Pretende-se dessa forma, em pouco tempo resolver o problema da defasagem idade/série. Alunos com dificuldade de aprendizagem terão aulas pela TV, com um professor facilitador, de qualquer disciplina, em vez dos 13 professores que ele tinha antes. Em um ano ou dois esse alunos terminarão o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Não é uma mágica? Será uma grande economia de pessoal, mais desemprego e, certamente, mostrará índices positivos para o governo atual (e índices negativos em outras áreas sociais num futuro próximo). Nessa linha, entregar o certificado logo não seria mais barato?
Para finalizar:
Comunidade, Professores, Pais e Alunos,
Por que será que os pais estão apoiando a escola?
Quais são os índices de rendimento das outras escolas públicas?
O que o GDF tem feito para solucionar essa questão?
As atuais direções das escolas foram eleitas democraticamente?
As instituições existem para quê? Para quem?
Vamos agir como o mundo na época do Nazismo, ignorando as atrocidades com “o outro”? Vamos aguardar o futuro para lamentarmos?
DENUNCIEM!
CEAN - Centro de Ensino Médio Asa Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário